.

domingo, 13 de dezembro de 2009




Essa semana, vi um grande filme, na verdade, foi mais um documentário. Se chamava “Pro dia nascer feliz” é uma produção brasileira.
Mostrava a realidade da classe alta e da classe baixa. Só que tomando como base as escolas.
Existiam escolas que não possuíam banheiro, outras água.....fora aquelas que eram muito distantes e precisavam esperar um ônibus da escola(que sempre quebrava por ser tão velho).
Algo que mexeu comigo profundamente, foi quando vi uma garota de mais ou menos uns 16 anos. Ela estava lendo lindos poemas que tinha escrito......muito lindos mesmo. Estudava em uma escola que possuía uma péssima infraestrutura. Sua mentalidade.....sei lá...parecia que fazia parte de outra realidade, não aquela que todos esperavam que tivesse....Tanto que os professores nunca acreditam quando escreve algum texto maravilhoso pra um trabalho escolar.....acham sempre que é de outra pessoa, não lhe dão crédito. Naquele cenário, pude ver que não tinha nenhuma chance de crescer socialmente.....financeiramente...sabe. Como o mundo as vezes pode parecer ser tão injusto. Quantos pensadores são privados de seus dons.
Vi algumas alunas que estudavam em escolas boas, pais bancavam até professores particulares. A chance que pessoas assim têm de conquistar os primeiros lugares em cursos como engenharia ou medicina é esmagadora em comparação a outros que não tiveram a mesma ”sorte”. Parece que é impossível quebrar essa barreira. Quer um exemplo: Uma pessoa que não possui uma boa condição financeira mas tem um sonho de ser médico....desde criança. Mesmo que batalhe muito, dificilmente irá conseguir se formar na UFRJ. O custo pra se manter estudando é muito alto, mesmo em uma faculdade pública.
Não que essas pessoas privilegiadas tenham alguma culpa por ter nascido em berço de ouro. Não é isso que quero dizer, mas sim que todos deveriam ter chances de conquistar seus objetivos, afinal estamos em um país que luta pela liberdade.....porque ainda existem pessoas presas em suas condições financeiras?
Crescer socialmente está cada vez fechado para novos membros....só entra uma classe.....ou melhor, quem possui.

0 comentários:

Postar um comentário

 

A opinião contrária © 2008 Business Ads Ready is Designed by Ipiet Supported by Tadpole's Notez